A prática de yoga

A palavra yoga tem duas raízes. A primeira “yuj” significa unir. A união de duas coisas, qualquer que seja a sua natureza, chama-se yoga. Há quem interprete esta união como unir o humano a Deus, há também quem interprete como unir as mãos aos pés, quando dobramos o corpo.

A segunda raiz do termo yoga é samadhi. De acordo com os Yoga Sutras, samadhi é o estado da mente no qual nos unimos profundamente ao objecto da nossa procura, de tal forma, que os limites da nossa identidade pessoal desaparecem temporariamente. Quando atingimos esse estado, a nossa percepção é completamente clara e compreendemos o objecto com o qual estamos unidos.

A primeira raiz “yuj” – unir – significa o processo, ou o meio para um fim; a segunda raiz “samadhi” representa o estado da mente que é um fim em si mesmo.

Se queremos tocar os calcanhares, ou alcançar Deus, deve haver movimento. Este movimento é yoga. Pode significar manter uma postura, ou permanecer em união com Deus. Qualquer dos casos é yoga, os meios e o fim.

 

in “Yoga for body, breath and mind” A.G. Mohan

(tradução livre)